Localizada na Marina do Davi, na Ponta Negra, Rua que passa por trás do Hotel Tropical - Manaus/Amazonas

Whatsapp
WebMail

Segunda à Domingo
07h00 as 18h00


Viva Melhor

Janauari e Vitria Rgia




Visitar o Lago Janauari, a cerca de uma hora de barco a partir de Manaus, é uma opção de passeio em meio a mata alagada, chamada igapó, perfeito para quem quer ver algumas espécies típicas da Amazônia em seu habitat natural.

 

 

 

Lá é possível passear de voadeira pelo igapó e pelos igarapés, conhecer um pouco da natureza exótica da região e avistar pássaros, jacarés, árvores gigantes e as vitórias-régias, a planta símbolo da Amazônia com quase dois metros de largura. Além disso, o passeio vale para conhecer uma comunidade ribeirinha flutuante do Rio Negro.

 

 

 

A comunidade do Janauari está inserida no Parque Ecológico do Lago Janauari que integra a Área de Proteção Ambiental Encontro das Águas. O Parque possui uma área de nove mil hectares de matas de terra firme, várzea e igapós (floresta inundada).


 

 

 

O passeio na Reserva Janauari

 

 

 

Geralmente, é na comunidade flutuante de Janauarilândia que os barcos param. Nela os visitantes encontram uma estrutura de restaurantes e podem visitar a feira de artesanato local. Já adianto que os restaurantes são perfeitos para quem quer provar de tudo um pouco da gastronomia manauara, com self-service a preço fixo e um cardápio variado de peixes.

 

 

 

O passeio ao parque costuma ser conciliado com outros tours – como o passeio no Encontro das Águas (nosso caso) ou a Visita aos Botos – e é ponto de parada para o almoço.

 

 

 

Na feira local encontramos toda a sorte de artesanato em cerâmica, madeira, cipó, sementes… há máscaras, utensílios, vestuário, pulseiras, cordões, decoração e muito mais. Leve dinheiro trocado, mas saiba que eles também aceitam cartões.

 

 

 

É interessante ver como essas casas flutuantes da comunidade boiam e ficam sobre toras enormes de madeira que duram décadas dentro d’água. Já as palafitas são casas mais simples feitas de madeira. Durante a seca, casas, escolas, restaurantes e até igrejas flutuantes podem ser carregadas.

 

 

 

 

 

 

A flor da vitória-régia é considerada símbolo da Amazônia e dura apenas três dias. Ela nasce branca, torna-se lilás e morre na cor vermelho escura.





Galeria de Fotos
 




Whatsapp